segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dicionário de Montanha-Russa

Aço Junior (Junior Steel)

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Montanha-russa de aço, com menos de 13,5 metros de altura.

 

Aéreo (Airtime)

Descreve a sensação de estar saindo de seu assento durante o percurso da montanha-russa. Esse efeito é normalmente sentido quando se está no primeiro carrinho, numa das subidas ou no ultimo carrinho, numa descida.

 

Arco (Hump)

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Às vezes, usado em referência a uma colina de uma montanha-russa.

 

Asa (Batwing)

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O mesmo que um Bumerangue, só que a parte do trilho em forma de U passa abaixo dos trilhos por onde o trem entra e sai na manobra.

 

Barbatana (Fin)

Aquela barra achatada de ferro que fica embaixo do carrinho, ao longo do seu comprimento ou, em algumas montanhas-russas, nas laterais do carrinho, também ao longo do comprimento. Existe a "Barbatana Magnética", que passa por dentro dos LIM's impulsionando o carrinho numa montanha-russa lançada, e a "Barbatana Mecânica", que passa entre os pneus dos MP's e que é imprensada pelos freios mecânicos durante a parada na estação ou uma redução de velocidade num "freio-de-bloco" no meio do percurso.

 

Bloco (block)

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Montanhas-russas grandes, nas quais rodam mais de um trem ao mesmo tempo, são divididas em "blocos": porções do trilho que só podem ser ocupadas por um trem de cada vez. Assim, se um sensor de proximidade detectar que um trem está para entrar num bloco já ocupado, os freios são acionados e o referido trem pára antes de entrar no bloco. Sempre entre dois blocos, existe uma forma de parar o trem. E todos os dias, antes de abrir para o público, os parques fazem um "block test", que consiste em verificar se o sistema de blocos está realmente sendo controlado pelo computador.

Bumerangue (Boomerang)

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1 - Uma variação da montanha-russa reversa (de ida e volta). O trem é puxado de costas até o alto de uma rampa e solto (de frente). Assim, ele desce a rampa, passa através da estação (plataforma), entra em um Bumerangue (2) e em um looping vertical. Depois, o trem sobe outra inclinação e engata numa segunda corrente que o puxa até o topo, de onde é liberado para vencer o percurso novamente (sé que, dessa vez, de costas) e retornar à estação.

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2 - Um elemento usado em montanhas-russas de aço que te vira de cabeça para baixo duas vezes e também funciona como uma reviravolta (turnaround), uma volta de 180°, invertendo o sentido para onde o trem está indo. Você entra numa subida à esquerda, então o trem se torce de cabeça para baixo e entra numa parte do trilho com formato de U. Ao sair dessa parte do trilho, o trem se torce de cabeça para baixo à esquerda novamente, saindo na vertical e retornando à direção de onde você veio.

 

Bobsled (Bobsled)

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Uma montanha-russa sem trilho. Os carrinhos deslizam por uma espécie de "escorregador". O movimento livre dos carros permite que eles deslizem para cima nas curvas.

 

Ciclone (Twister)

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A configuração desse tipo de montanha-russa é variada, incluindo várias curvas fechadas e geralmente formando uma grande Montanha-Russa Cruzada.

 

Montanha-Russa Clássica (Classic Coaster)

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Uma montanha-russa reconhecida pela American Coaster Enthusiasts (ACE) como exemplo perfeito da experiência da clássica montanha-russa de madeira em sua forma mais pura.

 

Corcovas (Camel Back)

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Uma série de duas ou mais colinas, cada uma levemente menor que a antecessora.

 

Corredora (Racer)

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Qualquer montanha-russa em que dois trens deixam a estação ao mesmo tempo e competem numa espécie de corrida, geralmente em trilhos paralelos.

 

Cruzada (Figure Eight)

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Percurso de uma montanha-russa que, vista de cima, se assemelha a um numero oito, com o trilho fazendo curvas nas pontas e se cruzando no meio, permitindo assim, curvas para a direita e para a esquerda num projeto simples.

 

Curva Inclinada (Banked Turn)

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Uma curva onde o trilho é inclinado lateralmente para que os trens virem em altas velocidades sem desconforto para os passageiros devido à gravidade lateral.

 

Curva Elevada (Elevated Curve)

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Um tipo de curva onde o trilho perde altura ao longo da própria curva.

 

De pé (Stand Up)

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Uma montanha-russa em que os passageiros ficam de pé durante todo o percurso.

 

DNA (In-line Twist)

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Inversão em que o trilho se torce em torno de si mesmo, como a estrutura de um DNA, fazendo com que o trem gire de cabeça para baixo na parte externa do trilho

 

Freio-de-bloco (Block Brakes)

Uma espécie de sub-estação colocada no meio do percurso com freios que reduzem a velocidade do trem ou o param, caso haja alguma emergência ou um trem tente entrar num bloco já ocupado.

 

Gravata-Borboleta (Bowtie)

Um elemento similar a um Bumerangue, mas no qual você sai na mesma direção que entrou, em vez de fazer 180° como num Bumerangue. Imagine um bumerang: Após a parte do trilho em forma de U, o trem se torce de cabeça para baixo virando à direita (em vez de esquerda), saindo da inversão na mesma direção que entrou.

 

Hélice (Helix)

Curva em espiral subindo ou descendo. Também conhecido como "Caracol".

 

Immelman (Immelman)

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Inversão batizada segundo o nome de um piloto de caça alemão na 1ª Guerra Mundial que a desenvolveu. O carrinho entra em um meio Looping, e quando está de cabeça para baixo, desvira após um meio parafuso.

 

Inversão (Invertion)

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Uma parte de uma montanha-russa que vira você de cabeça para baixo.

 

Invertida (Inverted)

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Uma montanha-russa em que os carrinhos andam em baixo dos trilho. Os carrinhos não possuem chão e são conectados rigidamente às seções de rodas, diferentemente de uma Montanha-Russa Suspensa.

 

Montanha-Russa Lançada (Launched)

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Um tipo de montanha-russa que, em vez de uma rampa com corrente, utiliza um sistema de propulsão que faz com que o trem já deixe a estação em alta velocidade.

 

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"Linear Induction Motor/ Linear Syncronized Motor"- "Motor de Indução Linear/ Motor Linear Sincronizado" - Sistema de indução magnética utilizado nas montanhas-russas do tipo Lançada construídas atualmente. Esse sistema permite uma grande aceleração do trem em pouco tempo e dispensa a rampa (Lift Hill).

 

Loopings Entrelaçados(Interlocking Loop)

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Dois loopings verticais entrelaçados como dois elos de uma corrente.

 

Looping Inclinado (Inclined Loop)

 

O mesmo que um looping vertical, porém inclinado.

 

Looping de Mergulho (Diving Loop)

Metade de um Saca-Rolhas seguido de metade de um Looping. O carrinho sai perpendicular à direção em que entrou.

 

Looping Vertical (Vertical Loop)

Uma curva quase fechada num plano quase vertical que vira o trem de cabeça para baixo num giro de 360 graus e permite que o trem saia na mesma direção em que vinha.

 

Madeira (Wood)

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Uma montanha-russa cujo trilho é composto de tiras de madeira empilhadas umas sobre as outras, sustentando tiras de metal por onde passam as rodas dos carrinhos.

 

Mergulho Duplo (Duble Dip)

Uma descida que foi dividida em duas separadas por uma pequena parte plana.

 

Mergulho Rápido (Swoop Turn)

Uma curva contínua que incorpora um mergulho rápido e o retorno para o alto da próxima colina.

 

MP - "Motor Pneumático" (Booster)

Motores elétricos com um pneu na ponta, geralmente colocados em pares nas estações e, em algumas montanhas-russas, na rampa. Entre os dois pneus, passa a Barbatana da montanha-russa, de forma que os MP's impulsionem o trem.

 

Pata de Cão (Dog Leg)

Uma sacudida para direita ou esquerda ou uma compensação de outra maneira em linha reta numa parte plana do trilho.

 

Parabólica (Parabolic)

Uma colina de montanha-russa que faz uma curva quase contínua e tem um trecho plano muito pequeno, quando o tem.

 

Parafuso (Heartline Twist)

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Um pequeno saca-rolhas que faz o trem girar de forma que o passageiro vire de cabeça para baixo em torno de um eixo que passa mais ou menos na altura do coração.

 

Pra-fora-e-pra-dentro (Out-and-Back)

Um tipo de montanha-russa que consiste basicamente num trecho comprido cheio de colinas seguido de uma reviravolta, outro trecho comprido paralelo ao primeiro, outra reviravolta e enfim o retorno à estação.

 

Rampa (Lift Hill)

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Primeira subida de uma montanha-russa tradicional. Subida que tem uma corrente para puxar o trem até o topo da mais alta colina. Alguma montanhas-russas possuem duas rampas, sendo uma delas no início e a outra no meio do percurso. Em algumas montanhas-russas, a corrente foi substituída por MP's (Motores Pneumáticos), que, em inglês, são chamados de "Boosters".

 

Rato Louco (Wild Mouse)

 

Montanha-russa caracterizada por ter carros individuais em vez de trens, curvas fechadas pouco inclinadas e descidas rápidas e abruptas.

 

Reversa (Shuttle)

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Montanha-russa em que o trilho não completa um circuito fechado. O trem sai da estação, passa por inversões e retorna de costas o percurso.

 

Montanha-Russa Sargeta (Gully Coaster)

Uma montanha russa que faz uso do relevo natural dando um sentimento adicional de velocidade por manter o trilho próximo ao solo acompanhando suas subidas e descidas.

 

Suspensa (Suspended)

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Montanha-russa em que os trens andam em baixo dos trilhos. Os carrinhos possuem chão e têm um encaixe flexível com a seção de rodas, permitindo que os carrinhos balancem para os lados mesmo que o trilho não seja inclinado.

 

Trem de Mina (Mine Train)

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Uma montanha-russa de aço projetada para recriar a sensação de se estar andando num trem fugitivo. É caracterizada por curvas violentas e mergulhos curtos.

 

Voadora (Flying Coaster)

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Tipo de montanha-russa em que os passageiros vão deitados olhando para o chão como um super-herói voando.

 

4D (4D)

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Montanha-russa em que um mecanismo permite que as cadeiras virem de cabeça para baixo num giro em torno da cintura, mesmo sem o trem passar por uma inversão.