terça-feira, 26 de outubro de 2010

Montanha Russa


Montanha-russa

Montanha-russa é uma atração popular dos parques de diversões modernos. A primeira montanha-russa foi patenteada em 20 de janeiro de 1885 por La Marcus Adna Thompson. Consiste basicamente em uma estrutura de aço (podendo ser feita de outros materiais) que forme uma pista composta por elevações similares a montanhas seguidas de quedas, embora também possam possuir inversões (sendo delas a mais conhecida o loopings, inversões contínuas que formem uma volta vertical completa de 360º impulsionadas pela velocidade proveniente de uma descida ou lançamento impulsionado deixando quem está na atração momentaneamente de cabeça para baixo) e seções de fotos que flagram geralmente o momento de descida dos passageiros na maior queda do brinquedo e que estão à venda na saída.


Nem todas as pistas são circuitos completos podendo ter seu inicio em lançamentos impulsionados por mecanismos ou serem puxados para trás no inicio e lançados por um percurso que pode terminar em outra estação ou em uma subida de ângulo próximo a 90º e retornarem ao inicio de costas.
Existem numerosos fãs de montanhas-russas em todo o mundo. Alguns deles vão a parques de diversões exclusivamente para se divertir nelas, principalmente quando há lançamento de uma nova que tenha batido algum recorde (velocidadeinclinação,comprimentotempo de percurso, queda maior).
Fãs de alguns lugares do mundo têm convênio associado a parques e pagam taxas que revertem descontos na ida em montanhas-russas.
No que pode ser a primeira aplicação profissional de uma montanha-russa, a NASAanunciou que construirá uma para auxiliar o escape de astronautas da almofada de lançamento em uma emergência

Mecânica


Os carros comuns de montanha-russa não são puxados todo o tempo sendo somente agarrados às pistas para não escaparem. Normalmente são erguidos através de cabos mecânicos sendo soltos ao topo da primeira “montanha” para adquirirem força. Então aenergia potencial se transforma em energia cinética e permite aos carros completarem o percurso, ou parte dele, através desta força adquirida. A energia cinética é novamente transformada em energia potencial enquanto o trem se move novamente para o segundo pico, mas desta vez, dependendo da velocidade restante no inicio da subida do segundo pico, a energia pode ser convertida no meio da subida e não necessariamente no sopé. Isto é necessário independente da quantidade de energia perdida devido aoatrito. Então o trem desce novamente e levanta e assim por diante.
Entretanto, nem todas as montanhas-russas funcionam desta maneira. O lançamento pode ser ajustado por mecanismos (motores de indução lineares, motores de sincronismo lineares, lançamento hidráulico, lançamento comprimido do ar, pneu da movimentação, etc). Algumas montanhas-russas vão para trás e para frente através da mesma trilha. Estas são chamadas de Shuttles por causa desse movimento. Algumas montanhas-russas são movidas através de um tipo de locomotiva.
Uma montanha projetada sob boas circunstâncias terá bastante cinética, ou seja, energia para completar o percurso até que os freios o tragam em velocidade reduzida até a estação. Os freios localizados no fim de um curso é o modo mais comum de trazer o trem a uma estação. Powered coaster é nome dado às montanhas-russas que utilizam motores em cada um dos seus carrinhos para atravessar o percurso.

Blocking

Algumas montanhas-russas pode ter dois ou mais trens ao mesmo tempo. Para prevenir acidentes, as montanhas-russas usam o método block, ou bloco, que evita uma possível colisão. Neste sistema de blocos a pista é dividida em seções, ou blocos. Somente um trem em cada vez é permitido por bloco. Nas extremidades de cada bloco há uma seção da trilha onde o trem pode ser parado, se necessário, evitando que ele continue seu trajeto e colida com um trem quebrado à sua frente. Os sensores na extremidade de cada bloco detectam quando um trem passa em cada bloco e enviam os dados a um computador que monitora o brinquedo. Quando o computador detecta que um trem está pronto para entrar em um bloco ainda ocupado por um trem anterior, ele usa os métodos disponíveis para o conter de entrar. Este método não é tão necessário quando a pista faz um movimento vai-vem, ou Shuttle.

História

As mais antigas montanhas-russas descendem da Rússia. Os passeios de trenó no inverno prendiam-se em montes especialmente construídos no gelo, principalmente em torno de São Petersburgo. Foram construídas de 20 a 24 metros de altura e consistiam em uma queda de 50º. Sua popularidade era tão grande que empreendedores de outra parte resolveram copiar a idéia e fizeram carros com rodas construídos em trilhas. Uma dessas companhias foi a Les Montagnes Russes à Belleville que construiu uma montanha-russa de gravidadeem Paris em 1812.
O primeiro looping foi, provavelmente, construído em Paris de um projeto inglês em 1846 com uma única pessoa no carrinho que dava uma volta de 3,96 metros de diâmetro, aproximadamente, ou 13 pés. Nenhuma dessas trilhas eram circuitos completos. A partir daí, em muitos idiomas (dinamarquêsportuguêsespanhol e francês passaram a se referir à atração como “Montanha-russa”.
A primeira montanha-russa dos Estados Unidos foi construída com base nos modelos gravitacionais anteriores. Estas montanhas-russas primitivas foram criadas para oferecer divertimento por companhias ferroviárias nos fins de semana em que o movimento era mais baixo. A trilha completa surgiu em 1884 e em 1885 Phillip Hinkle introduziu o conceito do “monte elevador”. Ainda em 1885, LaMarcus Adna Thompson fez a patente da primeira montanha-russa.
No século XIX o looping vertical foi melhor explorado e em 1895 o conceito foi utilizado na montanha-russa “The FlipFlap” no parque Sea Lion Park, Brooklyn. Os passeios eram extremamente perigosos e logo os loopings foram desativados tendo que se esperar meio século para surgirem novos loopings mais seguros.
Em 1912 surgiu a primeira montanha-russa “underfriction”, ou seja, utilizava dispositivo de rodas extra sob os carrinhos para manter os carrinhos presos aos trilhos em caso de movimentos intensos, desenvolvida por John Miller. Logo as montanhas-russas se espalhariam como atração pelos parques de diversões de todo o mundo.



alvez a mais conhecida montanha-russa de toda a história, The Cyclone foi inaugurado emConey Island, Brooklyn, em 1927. Após o Cyclone, todas as montanhas-russas atuais foram feitas de madeira. Muitas montanhas de madeira antigas ainda estão em funcionamento, sendo a mais antiga em funcionamento a “Leap the Dips” no parque “Lakemont Park”Pensilvânia, sem underfriction, construída em 1902.
“The Great Depression” marcou a primeira era dourada das montanhas-russas. Parques temáticos em geral entraram em um declínio que durou até 1972, quando o “Racer” foi construído em Kings Island em Ohio. Projetado por John Allen, o sucesso instantâneo do Racer, foi iniciada uma segunda era dourada das montanhas-russas que continua até os tempos atuais.
Em 1959, a Disneylândia introduziu um novo design de montanhas russas com o Matterhorn Bobsleds. Esta foi a primeira montanha-russa a usar uma trilha de aço tubular. Ao contrário dos trilhos de madeira convencionais, o aço tubular pode ser dobrado em todos os sentidos, o que permite que os desenvolvedores do projeto incorporem manobras como loopings entre a pista. A maioria das montanhas-russas atuais são feitas de aço, embora montanhas-russas de madeira ainda sejam construídas hoje em dia.alvez a mais conhecida montanha-russa de toda a história, The Cyclone foi inaugurado emConey Island, Brooklyn, em 1927. Após o Cyclone, todas as montanhas-russas atuais foram feitas de madeira. Muitas montanhas de madeira antigas ainda estão em funcionamento, sendo a mais antiga em funcionamento a “Leap the Dips” no parque “Lakemont Park”Pensilvânia, sem underfriction, construída em 1902.
“The Great Depression” marcou a primeira era dourada das montanhas-russas. Parques temáticos em geral entraram em um declínio que durou até 1972, quando o “Racer” foi construído em Kings Island em Ohio. Projetado por John Allen, o sucesso instantâneo do Racer, foi iniciada uma segunda era dourada das montanhas-russas que continua até os tempos atuais.
Em 1959, a Disneylândia introduziu um novo design de montanhas russas com o Matterhorn Bobsleds. Esta foi a primeira montanha-russa a usar uma trilha de aço tubular. Ao contrário dos trilhos de madeira convencionais, o aço tubular pode ser dobrado em todos os sentidos, o que permite que os desenvolvedores do projeto incorporem manobras como loopings entre a pista. A maioria das montanhas-russas atuais são feitas de aço, embora montanhas-russas de madeira ainda sejam construídas hoje em dia.

Segurança


Acidentes como o de 5 de setembro de 2003, na Disneylândia, que deixou um morto devido a falta de manutenção prévia, chamam a atenção do público.
Nas estatísticas, as montanhas-russas são muito seguras sendo que em 2001, apenas 134 visitantes necessitaram hospitalização. O número de fatalidades relacionadas ao divertimento é de 2 por ano. De acordo com estudo comissionado pela Six Flags, 319 milhões de pessoas visitaram parques norte-americanos em 2001. Este estudo concluiu que cada pessoa tem uma chance em um milhão de sofrer uma fatalidade numa montanha-russa.
De fato, dirigir a um parque de diversões é mais perigoso do que embarcar num brinquedo neste parque.



domingo, 17 de outubro de 2010

Park Tupã


Atrações:
As atrações do Park Tupã são dividas nas categorias: Radicais, Familiares e 
Infantis. São mais de 40 carretas que viajam com o parque e que levam alegria 
e muita diversão para as cidades visitadas pelo Park Tupã, confira abaixo as 
principais atrações que o parque oferece:

Você está visualizando as atrações Radicais:











Montanha Russa Ziklon
Uma clássica montanha-russa com descidas, subidas e um super looping no meio 
do percurso. É uma das atrações mais radicais e disputadas do parque.









Trem Fantasma Devil's House
Um Trem Fantasma de 2 andares com muitos sustos e risos .










Tagadisco
O Ritmo da Alegria consiste em um prato dançante comandado por Dj ́s Irados
e muita agitação.


















Kamikaze
Inspirado na loucura dos pilotos suicidas esta atração coloca sua coragem a
 prova e promete muita adrenalina.











Evolution
Consiste em um movimento de pendulo com uma nave giratória que faz um
looping completo a 30 metros de altura.










Barco Vicking
Na idade média os guerreiros Vikings não tinham medo de nada e reinavam
absolutos nos mares venha viver um pouco desta aventura desafiando a fúria
das ondas simuladas nos movimentos do Barco , se você agüentar o Frio na
Barriga sem Gritar Parabéns você é um verdadeiro Viking!










Hurricane
Gira em alta velocidade para as Laterais dando aquele friozinho gostoso na
Barriga.










Crazy Dance
Imortalizado no filme Pestinha, nosso equipamento e uma versão moderna
com novos movimentos e muita Emoção.
Triller
Trem Fantasma Tradicional.














Mega Looping
Uma nave em alta velocidade dentro de uma estrutura circular repetindo o
movimento de looping numa seqüência de tirar o fôlego.


Quem gosta desse parque, terá como se divertir no Park Tupã, na FRINAPE 2010. Para mais informações acesse: FRINAPE 2010 ou Park Tupã.